sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ELABORAÇÃO DE HEREDOGRAMA




A montagem de um heredograma obedece a algumas regras:

1ª) Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que for possível.

2ª) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita.

3ª) Cada geração que se sucede é indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, da esquerda para a direita. Outra possibilidade é se indicar todos os indivíduos de um heredograma por algarismos arábicos, começando-se pelo primeiro da esquerda, da primeira geração.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PARTO NORMAL



O parto normal ou vaginal tem vantagens sobre a cesariana. O corpo da mulher foi preparado para isso, a recuperação é muito mais rápida, há menor chance de hematomas ou infecções, menor risco de complicações para a mãe e menor chance de dor pélvica crônica. 

Durante as contrações, o médico avalia a dilatação do colo do útero. Se as dores forem intensas, normalmente é aplicada uma anestesia peridural. Quando o espaço para o bebê passar for insuficiente, é realizada uma episiotomia, que consiste em um corte cirúrgico feito na região perineal para auxiliar a saída do bebê e evitar ruptura dos tecidos perineais.

Quando o colo do útero estiver dilatado por completo e as contrações tornarem-se muito fortes, as paredes do útero farão pressão sobre o bebê e, em conjunto com o esforço da mãe, impulsionarão a criança para fora.

Após o alívio da expulsão do bebê, há a saída da placenta onde o útero se contrai mais uma vez para expulsá-la. A sutura da episiotomia quando necessária é feita imediatamente após o parto, cicatrizando em poucos dias.

Fonte:  Guia do Bebê


terça-feira, 27 de setembro de 2011

VIOLÊNCIA ESCOLAR


A lousa, o caderno, o lápis e a borracha, tão comuns à sala de aula, não é de hoje convivem com a agressão física e verbal.

‘Violência contra o professor é a coisa mais comum que há em escolas. Todos têm uma história para contar’, diz o professor de geografia do ensino fundamental e médio João (todos os nomes de professores são fictícios), 38.

Depoimentos: Adriana, 36, foi ameaçada por um aluno que fumava maconha dentro da sala e que afirmou conhecer sua casa. Artur, 30, foi assaltado no estacionamento do próprio colégio por alunos encapuzados. João mesmo tem as suas histórias: foi ameaçado de morte. Há um ano, quando alunos começaram a levar bebidas alcoólicas para a aula, ele resolveu chamar a atenção de um garoto. ‘Ele não gostou e quis crescer diante dos colegas me ameaçando. Disse: ‘Aqui dentro, o senhor pode mandar. Mas, lá fora, o senhor pode até perder a cabeça. Alguém pode cortar ela fora’’, conta. 

Numa sociedade violenta, a escola deve se contrapor abertamente à cultura de agressões. Acredito que as situações que dizem respeito a questões internas devem ser tratadas nos conselhos de classe, identificando responsabilidades, garantindo reparações e promovendo formação. Mas a atitude firme contra a violência deve antecipar-se aos fatos como parte do projeto educativo. 

Fonte:  Editora Abril e Jornal da Ciência  


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EVENTOS DE BIOLOGIA


OUTUBRO
 
Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal - de 3 a 7 de outubro no Memorial da América Latina em São Paulo/SP. O evento tem com proposta dar visibilidade ao trabalho do serviço veterinário oficial, harmonizar procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no Brasil e ampliar o conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área de defesa sanitária animal, em prol da sociedade brasileira. Saiba: http://eventos.fundepag.br/pagina.phplink=506e10745c60023a522f546d0a340530

IV CBIO E XX ENBIO - Congresso de Biólogos dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo - de 4 a 6 de outubro na Capela Ecumênica da Uerj no Rio de Janeiro/RJ. Há 20 anos o Conselho Regional de Biologia da 2ª Região (CRBio 02)  buscar multiplicar conhecimentos ao congregar biólogos, estudantes de Ciências Biológicas e profissionais afins em eventos, cursos e palestras que abordam temas de grande interesse da categoria. Este é o evento anual que reúne representantes da categoria dos dois estados que compõem o Regional.
Informações e inscrições pelo email: eventos@crbio-02.gov.br

2º Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo – de 4 a 6 de outubro em São Paulo/SP. O enfoque é debater o uso sustentável do solo e da água subterrânea. Durante o encontro também serão discutidos outros temas, como a demanda do passivo ambiental de longo prazo e técnicas de remediação e soluções inovadoras. Mais informações: www.abas.org/cimas  

I Semana da Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental da UFES – de 5 a 7 de outubro, na base Oceanográfica da Universidade em Santa Cruz/ES.  O evento é realizado pelo Programa de PG em Oceanografia Ambiental e as inscrições são limitadas. Maiores informações pelo site: www.isoa.net.br
   
XXIX Encontro Anual de Etologia - de 8 a 12 de outubro em Uberlândia/MG. Com o  tema "Um olhar no futuro da Etologia no Brasil", o evento contará com conferências, simpósios, mini-cursos, workshops e apresentações orais. Mais informações: www.eae29.ib.ufu.br
  
Simpósio Nacional de Estratégias do Governo para Desenvolvimento e Aplicação da Biotecnologia no Brasil - dias 13 e 14 de outubro em Niterói/RJ. Promovido pelo Instituto Vital Brazil, o evento abordará o desenvolvimento da biotecnologia na região. Entre os objetivos do simpósio está o compartilhamento das tecnologias atuais, voltadas para os interesses do Ministério da Saúde e a apresentação do modelo “da Bancada ao Leito”. O público alvo são pesquisadores, profissionais da área, alunos de pós-graduação e entidades do governo. A programação preliminar e todas as outras informações podem ser acessadas no site: www.vitalbrazil.rj.gov.br
As inscrições são gratuitas e limitadas, e já estão abertas. Entre no site www.vitalbrazil.rj.gov.br , no link do evento, e efetue seu cadastro.
  
36º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia – de 15 a 19 de outubro em Foz do Iguaçu/PR. O Immuno Foz 2011 disponibilizará aos participantes acesso aos resultados de recentes pesquisas em imunologia, principalmente nas vertentes: molecular e celular, imunoparasitologia, transplantes, doenças autoimunes e respostas imunes a tumores.
Veja mais em: www.sbicongressos.com

2º Road Ecology Brazil 2011 – de 17 a 19 de outubro, em Lavras/MG. Realizado pela Universidade Federal de Lavras, o evento tem foco na ecologia de estradas. Segundo os organizadores, as rodovias são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de uma região, ao mesmo tempo em que constituem um dos principais agentes de fragmentação da paisagem. Na edição de 2011, o evento terá como temática os impactos de empreendimentos lineares viários sobre a biodiversidade. Mais: www.dbi.ufla.br/reb2011

II Simpósio Capixaba de Ecologia da UFES – de 26 a 28 de outubro na Universidade Federal do Espírito Santo. O evento é organizado pelos alunos do 8° período do curso de Ciências Biológicas. Público alvo: Estudantes da Área de Ciências Naturais (Ciências Biológicas, Geografia, História, Oceanografia, Ciências Sociais) e Engenharias; docentes; educadores ambientais; profissionais de empresas privadas; representantes de órgãos públicos; representantes de ONG’s e sociedade civil interessada.
  
10º Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente – de 26 a 28 de outubro no Rio de Janeiro/RJ. Promovido pelo Clube de Engenharia e o CREA-RJ terá como tema "Cidades: qualidade de vida e justiça social". As inscrições são gratuitas. Informações: 2178-9256 (falar com Margareth) ou pelo site: www.clubedeengenharia.org.br

XXXI Encontro Regional de Botânicos MG/BA/ES - de 28 de outubro a 1º de novembro no Campus da Universidade Federal de Viçosa/MG. As inscrições estarão abertas  a partir de  29/8 e a submissão de trabalhos para apresentação oral ou na forma de poster  poderá ser feita até 16/9. Para apresentação oral será exigido um resumo expandido (três páginas)  e para apresentação de poster um resumo simples (2000 caracteres com espaços). Maiores  informações  na página do evento www.ufv.br/xxxierbot
Fonte: CFBio

domingo, 25 de setembro de 2011

HEREDOGRAMAS E DOENÇAS HEREDITÁRIAS


Doenças monogênicas

São doenças hereditárias produzidas pela mutação ou alteração na sequência de DNA de um gene sozinho. Também se chamam doenças hereditarias mendelianas, por se transmitir na descendência segundo as leis de Mendel. Conhecem-se mais de 6000 doenças hereditárias monogênicas, com uma prevalência de um caso por cada 200 nascimentos. 

Exemplos de doenças monogênicas são:


Doenças poligênicas

São um conjunto de doenças hereditárias produzidas pela combinação de múltiplos fatores ambientais e mutações em vários genes, geralmente de diferentes cromossomos. Também se chamam doenças multifatoriais. Por exemplo, sabe-se que múltiplos genes influem na suscetibilidade de apresentar câncer de mama. Estes genes estão localizados nos cromossomos 6, 11, 13, 14, 15, 17 e 22. Devido a este conjunto de causas complexas, são bem mais difíceis de analisar que as doenças monogênicas ou os transtornos cromossômicos. Algumas das doenças crônicas mais freqüentes são poligênicas. 
Exemplo de doenças poligênicas são:


Doenças cromossômicas
São devidas a alterações na estrutura do cromossomo, como perda cromossômica, aumento do número de cromossomos ou translocações cromossômicas. Alguns tipos importantes de doenças cromossômicas podem-se detectar no exame microscópico. A trissomia 21 ou síndrome de Down é um trastorno frequente que sucede quando uma pessoa tem três cópias do cromossomo 21.
Fonte: Wikipédia.

sábado, 24 de setembro de 2011

E AGORA EINSTEIN?


Cientistas europeus divulgaram no dia 22 de setembro no arXiv, uma espécie de arquivo eletrônico de artigos científicos ainda não publicados oficialmente, terem observado neutrinos, partículas subatômicas de carga elétrica neutra e quase sem massa, se movendo mais rápido que a luz.
O fato, se confirmado, coloca em xeque um dos pilares da física moderna: a teoria da relatividade especial, de Albert Einstein, segundo a qual nada no universo pode ultrapassar a velocidade da luz.
A observação foi feita por físicos do Opera, um dos experimentos em andamento no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), localizado entre a Suíça e França. Eles lançaram os neutrinos do Cern em direção ao Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália. 
Ao percorrer a distância de 730 km por baixo da terra, essas partículas chegaram ao seu destino 60 nanossegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) antes do que deveriam ter chegado caso tivessem respeitado o limite da velocidade da luz.
Fonte: Revista Ciência Hoje
Existem outras dimensões? Viagem no tempo é possível?


ENERGIA VERDE


Os biocombustíveis são obtidos a partir da biomassa, nome dado à matéria orgânica existente em um ecossistema ou em uma população animal ou vegetal. Como plantas e animais podem ser continuamente reproduzidos, pode-se considerar que são fontes renováveis de energia. 

As plantas, por meio da fotossíntese, transformam a energia solar que recebem em biomassa, e os animais a geram pela ingestão de matéria orgânica (de plantas ou outros animais). São diversos os tipos de biocombustíveis que podem ser produzidos a partir da biomassa, como o álcool (etanol e metanol), o biodiesel, o bioquerosene e outros, e as fontes para essa produção podem ser tanto de origem animal (por exemplo, sebo bovino ou gordura  de frango) quanto vegetal (por exemplo, óleos vegetais e cana-de-açúcar).

O etanol e o biodiesel são dois exemplos de biocombustíveis já utilizados na frota veicular brasileira e com normatização estabelecida no país. No caso do biodiesel, pode-se dizer que seu uso, puro ou misturado ao óleo diesel, não requer modificações nos motores de ciclo Diesel. No entanto, muitos estudos ainda são necessários para verificar a durabilidade dos componentes veiculares que entram em contato com esse tipo de biocombustível. Já a utilização de etanol em motores ciclo Otto destinados a gasolina requer que o motor e seus componentes sejam ajustados para evitar perda de rendimento, entupimento de bico injetor e problemas de corrosão.
Fonte: Revista Ciência Hoje.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COMPONENTE BIOLÓGICO DA ANSIEDADE


Do ponto de vista biológico, o estudo da ansiedade tem progredido a passos largos, graças ao mapeamento, por técnicas de neuroimagem, de estruturas chave envolvidas no processamento das informações emocionais no cérebro. Nesse contexto, a ansiedade patológica pode ser vista como o resultado da superativação de certas regiões do cérebro. É surpreendente imaginar que a propensão a disfunções psiquiátricas como os transtornos de humor e de ansiedade pode ser em grande parte determinada no início da vida. 

Eventos iniciais no desenvolvimento de um feto ou bebê podem levar a pessoa a ter, ao longo da vida, uma tendência de expressar maior ansiedade em resposta a um estímulo ameaçador. Fatores genéticos capazes de reduzir a resposta do cérebro ao neurotransmissor serotonina, por exemplo, podem aumentar a probabilidade de um indivíduo desenvolver transtornos de ansiedade ao ser exposto a experiências traumáticas.

Fonte: Revista Ciência Hoje.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

HIV/AIDS


 O que é HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 
Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Fonte:  Ministério da Saúde

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TIPOS DIFERENTES DE ANSIEDADE



A ‘ansiedade generalizada’ é marcada por preocupações irrealistas, excessivas e duradouras, acompanhadas de tensão motora, irritabilidade, insônia e estado de alerta constante (hipervigilância). Já a fobia social é o medo – com ativação do sistema autonômico: suor, tremores, ritmo cardíaco acelerado – em situações sociais que envolvem a possibilidade de julgamento do comportamento ou desempenho do indivíduo por outros. 

Na fobia específica, a aversão ocorre em determinadas situações (medo exagerado de animais, de sangue, de altura, de voar e outros). O transtorno de pânico, em geral associado à agorafobia, caracteriza-se por episódios agudos (com pico em 10 minutos) e inesperados de terror e inclui sintomas físicos e cognitivos fortes e variados, entre eles o ‘congelamento’, além da sensação de estar observando tudo como se não estivesse ali (desrealização). 

O que indica o transtorno de estresse pós-traumático são episódios recorrentes de terror após evento (por exemplo, assalto ou acidente automobilístico) em que houve ameaça real ou potencial à integridade física do indivíduo ou de outros – em geral, o sistema autonômico é ativado sempre que essas memórias traumáticas retornam.

No transtorno obsessivo-compulsivo o indivíduo tem pensamentos recorrentes (obsessões) e é impelido a praticar atos repetidos (compulsões) que parecem aliviar a ansiedade gerada por aqueles pensamentos (por exemplo, acreditar que todos os objetos têm micro-organismos causadores de doenças e por isso lavar as mãos a todo instante).

Fonte: Revista Ciência Hoje

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ansiedade


A ansiedade é um estado mental que se manifesta na antecipação de uma ameaça potencial ou iminente. Embora possa ser necessária, em vários momentos de nossas vidas, como um mecanismo de defesa, a ansiedade excessiva ou os transtornos de ansiedade podem tornar o mundo sombrio e assustador. Durante estes dias descreveremos os transtornos de ansiedade, suas causas e os tratamentos disponíveis, relacionando essas informações com as pesquisas sobre o assunto realizadas no Brasil e no mundo.
Fonte: Revista Ciência Hoje
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sábado, 17 de setembro de 2011

Chave Dicotômica

Em biologia chamam-se chaves de identificação ou chave dicotômica a descrições sistemáticas que permitem identificar os nomes dos taxa pertencentes a um grupo de organismos, geralmente numa determinada região geográfica ou ecológica. Como seu nome sugere ela trabalha oferecendo duas (ou às vezes mais) alternativas em cada destinação e a escolha de uma das alternativas determina a etapa seguinte (Fonte: Wikipédia).


Exemplo:
0. a) Animais com coluna vertebral.........................................................................Cordados
0. b) Animais sem coluna vertebral.......................................................................passa para 1 
1. a) Com patas articuladas e o corpo revestido de quitina......................................ARTRÓPODES
1. b) Sem patas articuladas.................................................................................passa para 2
2. a) Com corpo mole geralmente protegido por uma concha visível ou não...............MOLUSCOS
2. b) Com corpo mole, sem concha e com sedas locomotoras ...............................ANELÍDEOS 



Demais grupos em breve.
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Normas: Relatório de Visita


Roteiro

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Sumário;
  • Introdução - Descrição do local de visita;  Dia /ano/ da visita; Setores visitado;
  • Desenvolvimento - Explicações de cada local em relação ao seu funcionamento; Relação com a atividade desenvolvida pelos profissionais de cada área; Dados obtidos na visita;
  • Conclusão da visita;
  • Bibliografia;
  • Anexo - Fotos.
Introdução: o autor apresenta o tema (local da visita e o motivo da visita) e explica como a visita foi desenvolvida. É o lugar também para apresentar as justificativas da visita, sua relevância acadêmica e social. Em seguida são apresentadas as partes que a compõem. Deve servir para que o leitor possa ser esclarecido sobre o teor do trabalho.

Desenvolvimento: Descrição do local contendo informações como estrutura física e descrição das atividades desenvolvidas em cada setor visitado.

Conclusão: Texto de finalização da visita, onde deve ser elucidado a contribuição da visita em sua formação.

Fonte e Margens: Para digitação do texto a fonte deve ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. Margens das folhas devem apresentar esquerda de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.


Fontes de Apoio: ABNT; UNIVAP; Faculdade  de Jaguariúna.


Em caso de dúvidas deixem comentários!  

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SEXUALIDADE RESPONSÁVEL

Sugestão de Atividade:
  • Elabore um texto dissertativo ou narrativo de acordo com as ideias presente no vídeo (mínimo 20 linhas e máximo 25 linhas);
  • Dupla ou Trio (facilitando a troca de ideias).


Informações sobre texto dissertativo e narrativo:
Texto Dissertativo: é um trabalho baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de idéias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.


Texto Narrativo: narrativa literária costuma se apresentar em forma de prosa, mas pode ser também em versos (epopeia, romanceiros). Se tivermos de definir o texto narrativo de forma sucinta, citando Carlos Reis diremos que o texto narrativo é um processo de exteriorização, uma atitude objetiva e baseada na sucessividade.


Fonte: Wikipédia.

O que é EXPERIMENTOTECA?

A EXPERIMENTOTECA é um Laboratório de Ciências que pretende racionalizar o uso de material experimental, da mesma maneira que uma Biblioteca Pública facilita o acesso de um grande número de publicações a um público extenso (USP).

Experimentoteca é um Laboratório de Ciências que busca facilitar a experimentação, utilizando material didático de alta qualidade, projetado especialmente para auxiliar o professor no desenvolvimento das suas aulas. Conta com um diversificado acervo didático – altamente ilustrativo e de fácil manuseio – composto de filmes para vídeo, mapas, modelos e jogos, que favorecem uma melhor assimilação dos conteúdos curriculares pelos alunos. Além disto, atua como pólo difusor de novas tecnologias educacionais, pondo o professor em contato com o que há de mais moderno no ensino das Ciências. A experimentoteca é uma experiência bem sucedida e aprovada em diversas regiões do Brasil (CUCA).

A nossa experimentoteca virtual vai funcionar como uma coleção de experimentos de biologia, facilitando a aprendizagem do educando. 

Sugestões no item comentário