sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PROJETO TAPERA




O projeto Tapera (Jeremoabo-BA) visa transformar a teoria assimilada em sala de aula em prática de campo. Todo processo de coleta, identificação e montagem de coleção didática é realizado por alunos do ensino médio de Jeremoabo (BA). 


A Tapera é uma área caatinga, tipo de vegetação que cobre a maior parte da área com clima semi-árido da região Nordeste do Brasil. O termo “caatinga” é de origem Tupi e significa “mata branca”, referindo-se ao aspecto da vegetação durante a estação seca, quando a maioria das árvores perde as folhas e os troncos esbranquiçados e brilhantes dominam a paisagem. 

Além disso, apresenta fragmento de Mata Atlântica e Cerrado. Próximo da área temos remanescentes de quilombolas, que possuem um vasto conhecimento popular.

Próxima Etapa - Coletar e identificar filos de invertebrados com chave dicotômica. Materiais - 10 potes (vidro ou plástico), chave dicotômica, lápis, folha de ofício, álcool e lupa. Informações na ficha - local, data, filo e coletores. Data da coleta - 29 de outubro de 2011.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário