sábado, 29 de outubro de 2011

FILMES: TEMÁTICA GENÉTICA

Sinopse: Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
Arquivo: Filme “O Óleo de Lorenzo”
Título Original: Lorenzo’s Oil
Ano: 1992
Gênero: drama
Idioma: português
Formato: DVDRip/rmvb
Tamanho: 435 Mb
Fonte: Sites Mais de Tudo e Megaupload.


Sinopse: Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.

Titulo original: (Gattaca)
Lançamento: 1997 (EUA)
Direção: Andrew Niccol 
Tamanho do arquivo: 773.84 MB
Formato: AVI

Fonte: Sites Karamujo e Megaupload


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ALBINISMO

                                  



A palavra albinismo deriva do latim albus (branco) e se refere à incapacidade de um indivíduo ou animal de fabricar um pigmento denominado melanina (do grego melan, negro), que dá cor à pele e protege da radiação ultravioleta tanto do Sol como de qualquer dispositivo artificial, como as câmaras de bronzeamento artificial.

O albinismo é hereditário e está condicionado a um gene pouco comum que gera certas características físicas e que tem caráter recessivo, não aparece em todas as gerações. Estima-se que uma em cada 17.000 pessoas são albinas.

Quando um dos pais possui o gene recessivo do albinismo, existe a probabilidade de transmissão de 25% em cada gravidez. De cada quatro filhos, um pode apresentar a doença. No entanto, no caso do nascimento de filho saudável, há 50% de possibilidade de ele ser portador do gene e gerar filhos com albinismo.

A terapia genética abre uma possibilidade para os portadores do albinismo. No futuro, estes pacientes poderão receber os genes que faltam a suas células "pigmentadoras", a fim de que adquiram a capacidade de sintetizar a melanina.

Fonte: Terra

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SISTEMA DIGESTÓRIO



A gastrite é uma inflamação do epitélio estomacal

Gastrites agudas permitem uma abordagem mais simplificada, por serem de aparecimento súbito, evolução rápida e facilmente associadas a um agente:
  • Medicamentos, infecções e estresse físico ou psíquico podem levar a uma gastrite aguda.
  • Ácido acetil-salicílico (aspirina, AAS), antiinflamatórios não esteróides, corticóides, bebidas alcoólicas e a ingestão acidental ou suicida de certas substâncias corrosivas são exemplos de agentes agressores.
  •  Alimentos contaminados por germes, como bactérias, vírus, ou por suas toxinas são causa frequente de inflamação aguda do estômago, como parte de uma infecção, genericamente conhecida como gastroenterite aguda.
Em relação à gastrite crônica, também, existe muita confusão, principalmente no que se refere aos sintomas e à relação com os agentes causadores. Sabe-se que a bactéria Helicobacter pylori pode determinar uma gastrite crônica. Esta bactéria vive muito bem em ambientes ácidos, como é o caso do estômago. No entanto, o Helicobacter pylori leva à destruição da barreira protetora que reveste a mucosa do estômago, permitindo que o ácido gástrico agrida a própria mucosa gástrica, o que leva à inflamação da mesma, caracterizando a gastrite.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 11 de outubro de 2011

NOÇÕES DE PROBABILIDADE EM GENÉTICA




Acredita-se que um dos motivos para as ideias de Mendel permanecerem incompreendidas durante mais de 3 décadas foi o raciocínio matemático que continham. Mendel partiu do princípio que a formação dos gametas seguia as leis da probabilidade, no tocante a distribuição dos fatores.

Probabilidade é a chance que um evento tem de ocorrer, entre dois ou mais eventos possíveis. Por exemplo, ao lançarmos uma moeda, qual a chance dela cair com a face “cara” voltada para cima? E em um baralho de 52 cartas, qual a chance de ser sorteada uma carta do naipe ouros?
  
Quando a ocorrência de um evento não afeta a probabilidade de ocorrência de um outro, fala-se em eventos independentes. Por exemplo, ao lançar várias moedas ao mesmo tempo, ou uma mesma moeda várias vezes consecutivas, um resultado não interfere nos outros. Por isso, cada resultado é um evento independente do outro.

Fonte: Só Biologia

domingo, 9 de outubro de 2011

EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA




Introdução
A prática a seguir permite visualizar o aspecto do material genético, realize-as com seus alunos. Para avaliação, peça a eles que elaborem um relatório descritivo da prática e dos resultados.

Material
- 1 banana
- 2 copos
- banho-maria (60ºC)
- Água destilada
- Sal de cozinha
- Detergente para louça
- Álcool etílico a 95% gelado (-10ºC)
- Bastão fino de vidro
- Filtro de papel e gelo moído

Procedimento
Corte e amasse a banana. Coloque 4 colheres (sopa) de detergente e 1 (chá) de sal em meio copo de água. Mexa até a total dissolução, depois adicione a banana e leve em banho-maria por cerca de 15 minutos. Retire a mistura do banho-maria e resfrie-a rapidamente, colocando o copo no gelo durante cerca de 5 minutos. Coe a mistura, adicione ao filtrado cerca de meio copo de álcool gelado, deixando-o escorrer vagarosamente pela borda. Observe o que ocorre até aqui e anote.
Em seguida, com o bastão de vidro, faça movimentos circulares misturando as fases. Observe o resultado final.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PROJETO TAPERA




O projeto Tapera (Jeremoabo-BA) visa transformar a teoria assimilada em sala de aula em prática de campo. Todo processo de coleta, identificação e montagem de coleção didática é realizado por alunos do ensino médio de Jeremoabo (BA). 


A Tapera é uma área caatinga, tipo de vegetação que cobre a maior parte da área com clima semi-árido da região Nordeste do Brasil. O termo “caatinga” é de origem Tupi e significa “mata branca”, referindo-se ao aspecto da vegetação durante a estação seca, quando a maioria das árvores perde as folhas e os troncos esbranquiçados e brilhantes dominam a paisagem. 

Além disso, apresenta fragmento de Mata Atlântica e Cerrado. Próximo da área temos remanescentes de quilombolas, que possuem um vasto conhecimento popular.

Próxima Etapa - Coletar e identificar filos de invertebrados com chave dicotômica. Materiais - 10 potes (vidro ou plástico), chave dicotômica, lápis, folha de ofício, álcool e lupa. Informações na ficha - local, data, filo e coletores. Data da coleta - 29 de outubro de 2011.   

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PARASITOLOGIA HUMANA



Parasitologia humana é o estudo dos parasitas ou das doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico e controle.

As chamadas doenças parasitárias ainda são responsáveis por um alto índice de morbidade ao redor do mundo. Apesar do grande avanço tecnológico, do alto padrão educacional, da boa nutrição e de boas condições sanitárias, mesmo os países desenvolvidos estão sujeitos a doenças parasitárias. Desta forma, a parasitologia humana mantém seu auge em importância.

Nos últimos anos, a investigação e o tratamento dessas doenças receberam interesse renovado. A globalização permite um rápido trânsito de pessoas pelo mundo, como viajantes e migrantes de áreas endêmicas. Além disso, o fato de terem sido encontrados patógenos emergentes e reemergentes em pacientes imunocomprometidos por diferentes motivos, especialmente em pacientes com AIDS, fez com que parasitos anteriormente sem importância clínica em humanos, como os coccídeos intestinais Isospora belli,Cryptosporidium parvum Sarcocystis hominis, fossem observados.

Fonte: Portal da Educação

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

GREGOR MENDEL





Mendel (1822 – 1884) nasceu de uma família alemã em Heinzendorf, Silesia, então parte do império austríaco e atual República Tcheca. Enquanto criança, trabalhou como jardineiro - atividade que acabou por revelar-se crucial para a sua contribuição decisiva à biologia – e frequentou o Instituto Filosófico de Olmütz. Em 1843, ingressou na abadia agostiniana de St. Thomas, em Brünn. A vida monástica levou-o a adotar o nome Gregor em lugar de Johann Mendel, com o qual foi batizado. Em 1851, iniciou seus estudos na Universidade de Vienna, que lhe renderam o título de professor de ciências naturais no monastério a partir de 1853.

A paixão pela natureza influenciou diretamente no amadurecimento de uma atração pela pesquisa científica. Mendel não possuía interesse apenas nas plantas, mas também em meteorologia e em teorias da evolução, e freqüentemente se perguntava como as plantas adquiriam características incomuns. Em uma de suas caminhadas pelo monastério, encontrou uma variedade atípica de uma planta ornamental. Ele a colheu e plantou junto ao espécime normal, a fim de examinar as características dos descendentes das duas plantas e observar se haveria alguma semelhança nas características transmitidas á próxima geração. Este primeiro experimento foi idealizado para “dar suporte ou ilustrar a visão de Lamarck com respeito à influência do ambiente sobre as plantas.” O resultado foi que as novas gerações perpetuaram as características essenciais de seus progenitores. Este teste simples deu início ao conceito de hereditariedade.


Fonte: Biociência


sábado, 1 de outubro de 2011

REIVINDICAÇÕES DOS BIÓLOGOS



Amigos e colegas Biólogos,
  

Por iniciativa do grupo do Yahoo "Bioempregos" foi criado um movimento para valorização e melhorias da profissão de Biólogo, que hoje vem perdendo espaço no mercado para carreiras como Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e Biomedicina. 

Um dos componentes do grupo entrou em contato com o Deputado Federal Arnaldo Jardim que se mostrou interessado em ajudar a causa levando a pauta para o Congresso, no entanto precisamos do maior número de assinaturas possíveis para que mostremos aos parlamentares que a classe está mobilizada e realmente pleiteia essas mudanças.

As principais reivindicações são:

1- Criação do piso salarial nacional do biólogo (assim como os engenheiros têm) por força de LEI. Isso é um direito de equiparação para categorias profissionais semelhantes;

2- Definição legal das atribuições e competências EXCLUSIVAS de biólogos (afinal estamos cansados de ver engenheiros assinando laudos e estudos sobre fauna e outros trabalhos pertinentes a nossa profissão); 

3- Apoio à criação do sindicato nacional dos biólogos.

Para assinar, acesse: http://bioextinction.blogspot.com/ 

O site é confiável é rápido!!



sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ELABORAÇÃO DE HEREDOGRAMA




A montagem de um heredograma obedece a algumas regras:

1ª) Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que for possível.

2ª) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita.

3ª) Cada geração que se sucede é indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, da esquerda para a direita. Outra possibilidade é se indicar todos os indivíduos de um heredograma por algarismos arábicos, começando-se pelo primeiro da esquerda, da primeira geração.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PARTO NORMAL



O parto normal ou vaginal tem vantagens sobre a cesariana. O corpo da mulher foi preparado para isso, a recuperação é muito mais rápida, há menor chance de hematomas ou infecções, menor risco de complicações para a mãe e menor chance de dor pélvica crônica. 

Durante as contrações, o médico avalia a dilatação do colo do útero. Se as dores forem intensas, normalmente é aplicada uma anestesia peridural. Quando o espaço para o bebê passar for insuficiente, é realizada uma episiotomia, que consiste em um corte cirúrgico feito na região perineal para auxiliar a saída do bebê e evitar ruptura dos tecidos perineais.

Quando o colo do útero estiver dilatado por completo e as contrações tornarem-se muito fortes, as paredes do útero farão pressão sobre o bebê e, em conjunto com o esforço da mãe, impulsionarão a criança para fora.

Após o alívio da expulsão do bebê, há a saída da placenta onde o útero se contrai mais uma vez para expulsá-la. A sutura da episiotomia quando necessária é feita imediatamente após o parto, cicatrizando em poucos dias.

Fonte:  Guia do Bebê


terça-feira, 27 de setembro de 2011

VIOLÊNCIA ESCOLAR


A lousa, o caderno, o lápis e a borracha, tão comuns à sala de aula, não é de hoje convivem com a agressão física e verbal.

‘Violência contra o professor é a coisa mais comum que há em escolas. Todos têm uma história para contar’, diz o professor de geografia do ensino fundamental e médio João (todos os nomes de professores são fictícios), 38.

Depoimentos: Adriana, 36, foi ameaçada por um aluno que fumava maconha dentro da sala e que afirmou conhecer sua casa. Artur, 30, foi assaltado no estacionamento do próprio colégio por alunos encapuzados. João mesmo tem as suas histórias: foi ameaçado de morte. Há um ano, quando alunos começaram a levar bebidas alcoólicas para a aula, ele resolveu chamar a atenção de um garoto. ‘Ele não gostou e quis crescer diante dos colegas me ameaçando. Disse: ‘Aqui dentro, o senhor pode mandar. Mas, lá fora, o senhor pode até perder a cabeça. Alguém pode cortar ela fora’’, conta. 

Numa sociedade violenta, a escola deve se contrapor abertamente à cultura de agressões. Acredito que as situações que dizem respeito a questões internas devem ser tratadas nos conselhos de classe, identificando responsabilidades, garantindo reparações e promovendo formação. Mas a atitude firme contra a violência deve antecipar-se aos fatos como parte do projeto educativo. 

Fonte:  Editora Abril e Jornal da Ciência  


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EVENTOS DE BIOLOGIA


OUTUBRO
 
Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal - de 3 a 7 de outubro no Memorial da América Latina em São Paulo/SP. O evento tem com proposta dar visibilidade ao trabalho do serviço veterinário oficial, harmonizar procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no Brasil e ampliar o conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área de defesa sanitária animal, em prol da sociedade brasileira. Saiba: http://eventos.fundepag.br/pagina.phplink=506e10745c60023a522f546d0a340530

IV CBIO E XX ENBIO - Congresso de Biólogos dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo - de 4 a 6 de outubro na Capela Ecumênica da Uerj no Rio de Janeiro/RJ. Há 20 anos o Conselho Regional de Biologia da 2ª Região (CRBio 02)  buscar multiplicar conhecimentos ao congregar biólogos, estudantes de Ciências Biológicas e profissionais afins em eventos, cursos e palestras que abordam temas de grande interesse da categoria. Este é o evento anual que reúne representantes da categoria dos dois estados que compõem o Regional.
Informações e inscrições pelo email: eventos@crbio-02.gov.br

2º Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo – de 4 a 6 de outubro em São Paulo/SP. O enfoque é debater o uso sustentável do solo e da água subterrânea. Durante o encontro também serão discutidos outros temas, como a demanda do passivo ambiental de longo prazo e técnicas de remediação e soluções inovadoras. Mais informações: www.abas.org/cimas  

I Semana da Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental da UFES – de 5 a 7 de outubro, na base Oceanográfica da Universidade em Santa Cruz/ES.  O evento é realizado pelo Programa de PG em Oceanografia Ambiental e as inscrições são limitadas. Maiores informações pelo site: www.isoa.net.br
   
XXIX Encontro Anual de Etologia - de 8 a 12 de outubro em Uberlândia/MG. Com o  tema "Um olhar no futuro da Etologia no Brasil", o evento contará com conferências, simpósios, mini-cursos, workshops e apresentações orais. Mais informações: www.eae29.ib.ufu.br
  
Simpósio Nacional de Estratégias do Governo para Desenvolvimento e Aplicação da Biotecnologia no Brasil - dias 13 e 14 de outubro em Niterói/RJ. Promovido pelo Instituto Vital Brazil, o evento abordará o desenvolvimento da biotecnologia na região. Entre os objetivos do simpósio está o compartilhamento das tecnologias atuais, voltadas para os interesses do Ministério da Saúde e a apresentação do modelo “da Bancada ao Leito”. O público alvo são pesquisadores, profissionais da área, alunos de pós-graduação e entidades do governo. A programação preliminar e todas as outras informações podem ser acessadas no site: www.vitalbrazil.rj.gov.br
As inscrições são gratuitas e limitadas, e já estão abertas. Entre no site www.vitalbrazil.rj.gov.br , no link do evento, e efetue seu cadastro.
  
36º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia – de 15 a 19 de outubro em Foz do Iguaçu/PR. O Immuno Foz 2011 disponibilizará aos participantes acesso aos resultados de recentes pesquisas em imunologia, principalmente nas vertentes: molecular e celular, imunoparasitologia, transplantes, doenças autoimunes e respostas imunes a tumores.
Veja mais em: www.sbicongressos.com

2º Road Ecology Brazil 2011 – de 17 a 19 de outubro, em Lavras/MG. Realizado pela Universidade Federal de Lavras, o evento tem foco na ecologia de estradas. Segundo os organizadores, as rodovias são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de uma região, ao mesmo tempo em que constituem um dos principais agentes de fragmentação da paisagem. Na edição de 2011, o evento terá como temática os impactos de empreendimentos lineares viários sobre a biodiversidade. Mais: www.dbi.ufla.br/reb2011

II Simpósio Capixaba de Ecologia da UFES – de 26 a 28 de outubro na Universidade Federal do Espírito Santo. O evento é organizado pelos alunos do 8° período do curso de Ciências Biológicas. Público alvo: Estudantes da Área de Ciências Naturais (Ciências Biológicas, Geografia, História, Oceanografia, Ciências Sociais) e Engenharias; docentes; educadores ambientais; profissionais de empresas privadas; representantes de órgãos públicos; representantes de ONG’s e sociedade civil interessada.
  
10º Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente – de 26 a 28 de outubro no Rio de Janeiro/RJ. Promovido pelo Clube de Engenharia e o CREA-RJ terá como tema "Cidades: qualidade de vida e justiça social". As inscrições são gratuitas. Informações: 2178-9256 (falar com Margareth) ou pelo site: www.clubedeengenharia.org.br

XXXI Encontro Regional de Botânicos MG/BA/ES - de 28 de outubro a 1º de novembro no Campus da Universidade Federal de Viçosa/MG. As inscrições estarão abertas  a partir de  29/8 e a submissão de trabalhos para apresentação oral ou na forma de poster  poderá ser feita até 16/9. Para apresentação oral será exigido um resumo expandido (três páginas)  e para apresentação de poster um resumo simples (2000 caracteres com espaços). Maiores  informações  na página do evento www.ufv.br/xxxierbot
Fonte: CFBio

domingo, 25 de setembro de 2011

HEREDOGRAMAS E DOENÇAS HEREDITÁRIAS


Doenças monogênicas

São doenças hereditárias produzidas pela mutação ou alteração na sequência de DNA de um gene sozinho. Também se chamam doenças hereditarias mendelianas, por se transmitir na descendência segundo as leis de Mendel. Conhecem-se mais de 6000 doenças hereditárias monogênicas, com uma prevalência de um caso por cada 200 nascimentos. 

Exemplos de doenças monogênicas são:


Doenças poligênicas

São um conjunto de doenças hereditárias produzidas pela combinação de múltiplos fatores ambientais e mutações em vários genes, geralmente de diferentes cromossomos. Também se chamam doenças multifatoriais. Por exemplo, sabe-se que múltiplos genes influem na suscetibilidade de apresentar câncer de mama. Estes genes estão localizados nos cromossomos 6, 11, 13, 14, 15, 17 e 22. Devido a este conjunto de causas complexas, são bem mais difíceis de analisar que as doenças monogênicas ou os transtornos cromossômicos. Algumas das doenças crônicas mais freqüentes são poligênicas. 
Exemplo de doenças poligênicas são:


Doenças cromossômicas
São devidas a alterações na estrutura do cromossomo, como perda cromossômica, aumento do número de cromossomos ou translocações cromossômicas. Alguns tipos importantes de doenças cromossômicas podem-se detectar no exame microscópico. A trissomia 21 ou síndrome de Down é um trastorno frequente que sucede quando uma pessoa tem três cópias do cromossomo 21.
Fonte: Wikipédia.

sábado, 24 de setembro de 2011

E AGORA EINSTEIN?


Cientistas europeus divulgaram no dia 22 de setembro no arXiv, uma espécie de arquivo eletrônico de artigos científicos ainda não publicados oficialmente, terem observado neutrinos, partículas subatômicas de carga elétrica neutra e quase sem massa, se movendo mais rápido que a luz.
O fato, se confirmado, coloca em xeque um dos pilares da física moderna: a teoria da relatividade especial, de Albert Einstein, segundo a qual nada no universo pode ultrapassar a velocidade da luz.
A observação foi feita por físicos do Opera, um dos experimentos em andamento no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), localizado entre a Suíça e França. Eles lançaram os neutrinos do Cern em direção ao Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália. 
Ao percorrer a distância de 730 km por baixo da terra, essas partículas chegaram ao seu destino 60 nanossegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) antes do que deveriam ter chegado caso tivessem respeitado o limite da velocidade da luz.
Fonte: Revista Ciência Hoje
Existem outras dimensões? Viagem no tempo é possível?